Esse é o esquema que fizemos para remover a carroceria do fusca, será pra fazer toda a manutenção no chassis e na carroceria que este tanto precisa, apesar de parecer muito extremo é inevitável chegar esse momento na vida de um fusca, ainda mais um modelo com seus 38 anos de vida.
Apos a confecção dos cavaletes definindo espaços e tamanhos etc procedemos com a remoção de todos os parafusos da carroceria conforme a imagem abaixo:
Removido/soltado os cabos do acelerador, embreagem, velocímetro, escapamentos e a caixa de direção. Apos isso desconectado a parte elétrica do alternador, cebolinha do óleo, bobina.
Removido também os dutos do freio que ficam no cilindro e drenado o fluido de freio é confesso nessa hora fiz lambança....
Apos isso solto, foi necessário cortar/talhar o remendo que fizeram na frente do carro que ficou soldado carroceria no chassis:
Apesar do remendo que poderia estar escondendo mais problemas a coisa não estava tão feia assim na minha opinião...
Efetuei uma pequena levantada com macaco para garantir que tudo estava solto....
Tudo ok para começar o levante da carroceria.
Posicionado a girafa usei uma madeira e a cinta de reboque para inciar o levantamento,
Caso você não tenha uma girafa pode se usar o macaco hidráulico levantando por baixo do cambio e usando umas madeiras como calço para chegar na altura necessária conforme o cavalete...
Colocamos uma amarração para a não ter o risco da carroceria cair...
Erguendo, bem devagar e pausando para verificar em volta do carro se tudo estava indo bem... optei por soltar o freio de mão e desengatar o cambio para deixar o chassis se mover...
Uma volta em torno do carro para verificar se tudo estava subindo bem..
Ai apareceu esqueci de soltar uma parte do chicote elétrico e o regulador :) ...
Subiu certinho encaixado o cavalete em baixo...
Agora começam os trabalhos na frente do carro....
Fazendo a amarração para não ter risco da carroceria escapar...
Erguendo a frente....
Notamos que o cavalete para a frente ficaria muito alto, estranho até para trabalhar na carroceria, medi pela caixa de ar da refrigeração motor na traseira para poder passar bem e baixamos 25 centímetros em cada pé do cavalete da frente... assim o cavalete entrou bem melhor....
Carroceria devidamente apoiada nos cavaletes.......
Agora o chassis sai e entra no espaço por baixo... uma boa lavada com a lavadora de pressão....
Uma lavada geral já da pra ter noção dos desafios !!!
ola amigo tudo bem? parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluiramigo como faço para falar com vc? para tirar umas duvidas? minha garagem é pequena e to pensando seriamente nos cavaletes, para tirar e colocar na hora que quiser o chassis por baixo... você é de SP ? abraços e fica com DEus
Fabio desculpe a demora estou adquirindo umas ferramentas e peças para utilizar no fusca e por isso as coisas estão indo devagar.
ExcluirObrigado pela mensagem e pode me escrever no email kleytonmaia@hotmail.com e vamos conversando, sou do litoral de sp. Abç