domingo, 19 de abril de 2015

Removendo a carroceria do fusca.

Boa pessoa estamos ai na lida novamente!


Esse é o esquema que fizemos para remover a carroceria do fusca, será pra fazer toda a manutenção no chassis e na carroceria que este tanto precisa, apesar de parecer muito extremo é inevitável chegar esse momento na vida de um fusca, ainda mais um modelo com seus 38 anos de vida.

Apos a confecção dos cavaletes definindo espaços e tamanhos etc procedemos com a remoção de todos os parafusos da carroceria conforme a imagem abaixo:


Removido/soltado os cabos do acelerador, embreagem, velocímetro, escapamentos e a caixa de direção. Apos isso desconectado a parte elétrica do alternador, cebolinha do óleo, bobina.
Removido também os dutos do freio que ficam no cilindro e drenado o fluido de freio é confesso nessa hora fiz lambança....

Apos isso solto, foi necessário cortar/talhar o remendo que fizeram na frente do carro que ficou soldado carroceria no chassis:



Apesar do remendo que poderia estar escondendo mais problemas a coisa não estava tão feia assim na minha opinião...

Efetuei uma pequena levantada com macaco para garantir que tudo estava solto....


Tudo ok para começar o levante da carroceria.

Posicionado a girafa usei uma madeira e a cinta de reboque para inciar o levantamento,
Caso você não tenha uma girafa pode se usar o macaco hidráulico levantando por baixo do cambio e usando umas madeiras como calço para chegar na altura necessária conforme o cavalete...




Colocamos uma amarração para a não ter o risco da carroceria cair...



Erguendo, bem devagar e pausando para verificar em volta do carro se tudo estava indo bem... optei por soltar o freio de mão e desengatar o cambio para deixar o chassis se mover...



Uma volta em torno do carro para verificar se tudo estava subindo bem..


Ai apareceu esqueci de soltar uma parte do chicote elétrico e o regulador :) ...


Subiu certinho encaixado o cavalete em baixo...





Agora começam os trabalhos na frente do carro....



Fazendo a amarração para não ter risco da carroceria escapar...



Erguendo a frente....



Notamos que o cavalete para a frente ficaria muito alto, estranho até para trabalhar na carroceria, medi pela caixa de ar da refrigeração motor na traseira para poder passar bem e baixamos 25 centímetros em cada pé do cavalete da frente... assim o cavalete entrou bem melhor....


Carroceria devidamente apoiada nos cavaletes.......





Agora o chassis sai e entra no espaço por baixo... uma boa lavada com a lavadora de pressão....







Uma lavada geral já da pra ter noção dos desafios !!!







  

2 comentários:

  1. ola amigo tudo bem? parabéns pela iniciativa.

    amigo como faço para falar com vc? para tirar umas duvidas? minha garagem é pequena e to pensando seriamente nos cavaletes, para tirar e colocar na hora que quiser o chassis por baixo... você é de SP ? abraços e fica com DEus

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    1. Fabio desculpe a demora estou adquirindo umas ferramentas e peças para utilizar no fusca e por isso as coisas estão indo devagar.
      Obrigado pela mensagem e pode me escrever no email kleytonmaia@hotmail.com e vamos conversando, sou do litoral de sp. Abç

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